Com a pandemia da Covid-19 e o fechamento das escolas, mães encontram ainda mais dificuldades no mercado de trabalho; grupo já conta com oportunidades e mulheres que conseguiram uma vaga de emprego

 

Com o fechamento do comércio e empresas de diversos setores durante a pandemia da Covid-19, milhares de brasileiros se tornaram vítimas do desemprego. Para as mães chefes de família essa realidade tem sido ainda mais dura. Com o objetivo de ajudar esse público, participantes de um dos maiores grupos maternos do Brasil se juntaram em uma rede de apoio para recolocar essas mães no mercado de trabalho.

Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do grupo Amor de Mãe, conta que após ouvirem dezenas de relatos com situações parecidas, ela e outras moderadoras resolveram criar uma forma simples e acessível para que o maior número possível de mulheres conseguissem se reerguer neste momento difícil.

“O objetivo foi unir quem precisava de uma vaga de emprego a quem tinha uma oportunidade a oferecer. Assim, criamos um grupo com integrantes do Amor de Mãe apenas com a finalidade de trocar vagas de emprego. Então, todo mundo que fica sabendo de alguma oportunidade ou possui uma empresa que está contratando expõe as vagas lá. Quem se interessar, é só enviar o currículo ou entrar em contato com o solicitante”, esclarece.

Vagas que cabem na rotina materna é o diferencial

Márcia comenta que outra finalidade do grupo também é dar a oportunidade das mães conseguirem um emprego que se encaixe exatamente em suas necessidades. “Quem é mãe sabe o quanto é importante estar presente na vida dos filhos. E para aquelas que são chefes de família ou mãe solo, cuidar das crianças exige atenção redobrada, principalmente durante a quarentena. Infelizmente, esse quesito é uma das principais queixas das mulheres no grupo, já que o mercado de trabalho ainda possui muito preconceito e poucas vagas para mães que estão nessa situação”, diz.

Portanto, quem oferece as vagas já sabe que as mães precisam dividir as tarefas do lar e profissionais. “E deu super certo! A maioria das pessoas que oferecem as vagas do grupo já são mães e dão todo o apoio que outras mulheres precisam”, enfatiza.

E a ideia deu tão certo que algumas mães já conseguiram uma oportunidade. “Já contamos com casos de mulheres que conseguiram o emprego e estão superando a crise”, completa.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianças.


comentários