Ele dá dicas de como evitar complicações para quem já havia feito algum procedimento

Várias restrições foram tomadas nos últimos tempos para conter a pandemia da Covid-19 e a cirurgia plástica faz parte desse pacote. O Colégio Brasileiro de Cirurgiões segue recomendações adiando alguns procedimentos e criando restrições de visitas.

“Esse não é o melhor momento para se fazer uma cirurgia plástica. Durante o período do pós procedimento o sistema imunológico fica mais vulnerável, tornando maiores as chances de haver uma complicação ao adquirir uma doença infecciosa”, explica Raiff Araújo, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Atenção redobrada

Para aqueles que estão se recuperando de alguma cirurgia, os cuidados devem ser redobrados. “Além das recomendações do procedimento, o paciente não deve sair de casa e também ter cautela ao entrar em contato com alguém que precise sair da residência. O local tocado pela pessoa deve ser devidamente higienizado e as roupas utilizadas devem ser colocadas para lavar”, complementa.

O especialista reforça que, no momento, o foco é combater o alastramento do vírus. “Precisamos seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e ficar em isolamento social. Todos os procedimentos podem ter complicações e é preciso evitar sobrecarga do sistema de saúde”, conclui Raiff.

Fonte: Raiff Araújo, médico cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


atualizado em 02/04/2020 - 11:28

comentários