Foto: Babadan | Crédito: Pedro Renna

Evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Viaduto das Artes, no Barreiro, e traz para Belo Horizonte o diretor Pedro Rajão, autor do documentário “Anikulapo”

Celebrado em várias cidades do planeta, o Fela Day chega à capital mineira nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 15h, no Viaduto das Artes (av. Olinto Meirelles, 45, Barreiro), em Belo Horizonte. Com entrada gratuita e ingressos a preço popular, o projeto é realizado por meio dos recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com a produção de Rafael Aquino, coordenador de projeto da Associação Move Cultura e DJ. Entre as atrações está o cineasta Pedro Rajão, autor do documentário “Anikulapo”, a pesquisadora paulista Vanessa Soares, e o grupo Babadan Banda de Rua.

Realizado na capital mineira desde 2010, sempre envolvendo expressões artísticas, como a dança, a música, o cinema, as artes plásticas e os debates, o Fela Day celebra o aniversário do músico nigeriano Fela Kuti, responsável em disseminar o afrobeat em diferentes culturas. O artista, que sempre teve um discurso político engajado, completaria 81 anos no dia 15 de outubro de 2019. O evento também tem como missão reforçar as heranças africanas na cultura brasileira. “As crenças, os costumes e a musicalidade nacional estão inteiramente relacionados aos nossos antepassados africanos”, ressalta Rafael Aquino.

A escolha do Viaduto das Artes, no Barreiro, não foi por acaso. O espaço cultural tem como diferencial conectar artistas e público de Belo Horizonte, Betim, Contagem e cidades metropolitanas. O Fela Day terá entrada gratuita na sexta-feira, dia 18, e, no sábado, dia 19, o ingresso custa R$ 10 (preço único). A retirada dos convites pode ser feita pela plataforma Sympla.

Atrações. Todos os convidados do Fela Day BH 2019 têm um trabalho primoroso de pesquisa e resgate das tradições africanas. Entre as atrações está o cineasta Pedro Rajão, autor do documentário “Anikulapo”, sobre o movimento político e musical do afrobeat. No evento, ele apresentará uma exposição que lança luz no seu trabalho de pesquisa na Nigéria sob as lentes de Micael Hocherman. Por meio de fotografias, é possível viajar pelas cores e pelo calor dos cenários nigerianos. O artista está disponível para entrevistas.

Na programação do Fela Day, também se destaca a pesquisadora paulista Vanessa Soares. Ela ministrará a oficina Dança dos Orixás Osun (Iemanjá e afrobeat da Nigéria), que tem como proposta valorizar a cultura africana e o empoderamento feminino. O trabalho é resultado de uma imersão de 27 dias em Lagos, na Nigéria, onde a dançarina teve contato direto com descendente de Fela Kuti. A atividade não tem restrição de idade.

No sábado, dia 19, quando será realizada uma feira de Afroempreendedores, com vestuários, artesanatos e comidas, as apresentações musicais darão o tom. E, para fechar a celebração de 2019, a Babadan Banda de Rua foi escalada. Fundado em 2017, o grupo nasceu por meio do projeto Bloco Afro Magia Negra e tem como função combater o preconceito étnico-racial e reverenciar a cultura africana. A apresentação será enérgica.

Fela Day BH 2019

Dia 18, a partir das 15h, entrada franca;
Dia 19, a partir das 16h, ingresso a R$ 10 (preço único)
Viaduto das Artes (avenida Olinto Meirelles, 45, Barreiro), em Belo Horizonte.
Convites disponíveis na Sympla https://www.sympla.com.br/fela-day-bh-2019__669119

Contato para entrevistas:

Felipe Pedrosa (assessor) – 98741-9539
Rafael Aquino (produtor) – 98803-7914


comentários