Atividades gratuitas terão início no dia 9 de setembro e vão até agosto de 2020. Nas oficinas, os adolescentes, entre 12 e 17 anos, vão aprender a produzir conteúdo para a internet.

 

A Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), uma idealização da Associação Move Cultura e da Casa Criativa, terá início no dia 9 de setembro. Em seu segundo ano, o projeto oferecerá cursos de Produção de Vídeo e Fotografia, Arte Gráfica, Desenvolvimento de Páginas Web e Desenvolvimento de Aplicativos Móveis para alunos do sistema público de ensino de Contagem, com idade entre 12 e 17 anos. As oficinas são gratuitas e serão realizadas na Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, no Eldorado) e na Escola Municipal Coronel Antônio Augusto Diniz Costa (rua Vicente dos Santos, 295, Bernardo Monteiro). As primeiras turmas já estão completas, mas é possível se inscrever para as próximas atividades.

Patrocinada pela VLI, Magnesita e BB Seguros, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Contagem, a Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) tem como principal proposta oferecer formação nas áreas culturais e tecnológicas para alunos das escolas públicas do município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, cerca de 160 adolescentes serão contemplados pelo projeto, que terá a duração de doze meses e fará quatro ciclos formativos de 40 horas no total. A finalização do projeto está marcada para agosto de 2020.

Rafael Aquino, coordenador de projetos da Move Cultura, ressalta que neste ano o ELAD foi ampliado e poderá, assim, atender um número maior de jovens. “Nós conseguimos aumentar as formações e também o número de pessoas atendidas. No ano passado, por exemplo, atendemos 80 adolescentes e, agora, serão 160. Além disso, neste ano, vamos até os alunos”, disse. Aquino destaca ainda que a procura pelos cursos, na atual temporada, foi muito maior do que em 2018.

De acordo com Marcão Pesada, coordenador do ELAD e professor da oficina de fotografia e vídeo, os alunos, após o curso deste ano, poderão, por exemplo, atuar como youtubers. “Eles aprenderão desde fazer um roteiro para vídeos até como mexer em equipamentos mais sofisticados. A turma ainda poderá compreender que é possível produzir bons materiais utilizando apenas o celular”, explicou o especialista, deixando claro que as oficinas terão como foco a produção de conteúdo.

A Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) conta ainda com o Núcleo de Referência, Pesquisa e Produção (NRPP), que é um espaço dedicado à experimentação e incubação de projetos. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções eficazes para a comunidade e a atividade empreendedora dos participantes. Os adolescentes que concluírem as formações ofertadas pela Elad estarão automaticamente inseridos no NRPP.

 

CONTATOS:

Assessor
Felipe Pedrosa (31) 9 8741-9539

 

Responsável pelo projeto

Rafael Aquino (31) 9 8803-7914

 

CONHEÇA OS CURSOS

Produção de vídeos e fotografia:

Capacitação para produção autoral: YouTube, edição, gravação, roteiro, fotografia.

 

Arte gráfica:

Capacitação para criação e produção de imagens e linguagens visuais, vetorização, edição e desenvolvimento de imagens para redes sociais, fechamento de arquivos e introdução a programas.

 

Desenvolvimento de páginas web:

Capacitação para criação de sites com as linguagens HTML,CSS e JAVASCRIPT

 

Desenvolvimento de aplicativos móveis:

Capacitação para criação de APP (lógica de programação com as linguagens XML, JAVA e JAVASCRIPT)

 


atualizado em 09/09/2019 - 13:40

comentários