Complexo prepara programação especial para visitantes, de 18 a 21 de abril, com missas, celebração da Paixão de Cristo, concerto de piano e ceia de confraternização

O Complexo Santuário do Caraça está localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, a pouco mais de 100 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Lá é possível encontrar a exuberância da natureza e um contexto histórico e religioso que encanta os cerca de 70 mil visitantes que vão ao local todos os anos. E na Semana Santa, a taxa de ocupação das hospedarias chega a 100%, pois muitos turistas se deslocam para lá para acompanhar a programação especial, que neste ano que contará com missas, celebração da Paixão de Cristo, concerto de piano com músicas clássicas e até uma ceia de confraternização de Páscoa.

No dia 18 de abril, quinta-feira, a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens sedia a missa da Ceia do Senhor às 18h. Já no dia 19 de abril, sexta-feira Santa, acontece a via-sacra no Calvário a partir das 8h e, às 15h, ocorre a Celebração da Paixão do Senhor. No sábado de Aleluia, às 21h, será realizada a Missa da Ressureição do Senhor, seguida por um Concerto de piano, chamado Via sacra em prelúdios – Meditação sobre a Paixão de Jesus, ao som dos 26 prelúdios de Chopin, pelo pianista Marcelo Corrêa. Haverá ainda uma ceia de confraternização de Páscoa, ao valor de apenas R$ 35, com comida liberada e, para encerrar as celebrações, no domingo será realizada a Missa de Páscoa, a partir das 11h.

De acordo com a gerência do Complexo Santuário do Caraça, a expectativa é que mais de 700 pessoas visitem o local a cada dia durante Semana Santa. Para se ter uma ideia, ainda na primeira quinzena de março, mais de 90% dos quartos já estavam reservados para o período.

Atrativos turísticos

o Santuário do Caraça é uma das sete maravilhas da Estrada Real e possui mais de 12 mil hectares de Mata Atlântica, Campos Rupestres e Cerrado, com trilhas para os atrativos naturais, históricos e religiosos. Repleto de cultura e antiguidades históricas, o Centro Histórico do Santuário do Caraça possui diversos atrativos, como a igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que tem celebrações diárias de missas e onde se vê o primeiro órgão de tubos fabricado no Brasil, uma extraordinária Santa Ceia, pintada pelo Mestre Ataíde, e belíssimos vitrais franceses, o maior dos quais foi presente do próprio Dom Pedro II. Dentro das ruínas do colégio, que foi tomado pelo fogo em 1968, ficam o museu, no térreo, a biblioteca, no segundo andar, e, no terceiro, o auditório para conferências. Outro ponto de visitação são as catacumbas, onde estão sepultados Padres e Irmãos que atuaram no Santuário, desde 1774.

E quem for ao Caraça na Semana Santa não pode deixar de conhecer a gastronomia. A cozinha produz delícias que conquistam o paladar de todos. Na adega, dá para ver o processo de produção do vinho tinto, do hidromel e dos fermentados de laranja, jabuticaba e morango. Há também a padaria, que fabrica pães, bolos e biscoitos, e a doceria, para doces, geleias e compotas. O queijo minas artesanal é uma das iguarias mais procuradas no Santuário.

Outro atrativo que tornou o Santuário do Caraça conhecido mundialmente é a Hora do Lobo. Os hóspedes se sentam à frente da igreja, no adro, onde é colocada uma bandeja com pedaços de carne, e ficam à espera da aparição do visitante mais ilustre, o Lobo-guará. O animal, que aparece cada noite para comer, é o símbolo da bela harmonia entre o homem e a natureza.

O Santuário do Caraça está aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h para visitação e 24 horas para hospedagens previamente agendadas. Para mais informações e reservas de quartos, acesse o site www.santuariodocaraca.com.br. Quem quiser garantir o espaço para a Semana Santa, deve se adiantar, pois restam poucas vagas.

Semana Santa no Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)

Programação:

18/04 – quinta-feira Santa

20h: missa da Ceia do Senhor

19/04 – sexta-feira Santa

8h: Via sacra no Calvário

15h: Celebração da Paixão do Senhor

20/04 – Sábado

21h: missa da Ressurreição do Senhor

22h30: Concerto de piano – Via sacra em prelúdios – Meditação sobre a Paixão de Jesus ao som dos 26 prelúdios de Chopin, pelo pianista Marcelo Corrêa

23h30: ceia de confraternização de Páscoa

21/04 – Domingo

11h: missa de Páscoa

Horário para visitação ao Santuário do Caraça: Todos os dias, das 8h às 17h

Taxa de entrada: a partir de R$ 12,00 (em dias de semana)

Mais informações e reservas: www.santuariodocaraca.com.br

Instagram: @santuariodocaraca

Facebook: www.facebook.com/complexosantuariocaraca/

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br


comentários