Projeta Cultura – Foto Ivan Abreu.

Iniciativa também segue para Divinópolis, Araguari, Juiz de Fora e
Uberaba, cujas inscrições gratuitas serão abertas em breve

 

Até 12 de dezembro, Betim e Lagoa Santa recebem as oficinas do Projeta Cultura, uma iniciativa que promove a formação de agentes culturais capazes de transformar suas comunidades. As atividades, focadas na elaboração de projetos culturais, trabalham habilidades técnicas e estratégicas para quem quer ampliar seus horizontes e projetar uma trajetória de sucesso no setor. Divinópolis, Araguari, Juiz de Fora e Uberaba são as próximas cidades a receberem as ações; as inscrições para essas quatro cidades serão abertas em breve.

 

Realizado pelo Instituto Vivas e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o Projeta Cultura oferece duas oficinas nas cidades mineiras: “Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais” e “Elaboração de Projetos Culturais”. A primeira vai explorar as possibilidades e as limitações da utilização da IA na escrita criativa de projetos. A segunda apresenta conhecimentos e ferramentas essenciais para a criação e inscrição de projetos nos principais editais de fomento.

 

A diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, destaca a relevância do projeto ao levar, para cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e do interior do estado, encontros de formação para produtores culturais e proponentes, ampliando o alcance da arte em Minas. “Como a maior incentivadora da cultura no estado, a Cemig busca, para além de patrocinar a realização das atrações culturais, promover a capacitação de quem pensa e faz a cultura, de maneira a fortalecer ainda mais o setor. Ao proporcionar oficinas como as executadas pela iniciativa, queremos contribuir para a profissionalização dos agentes culturais, reforçando essa rede de atuação”, explicou.

 

Em Lagoa Santa, a oficina “Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais” será conduzida pelo dramaturgo, roteirista, redator, tradutor e revisor, Guilherme Lessa. Em Betim, por Gustavo Abreu, doutor em Administração, pesquisador, consultor e professor, que comenta sobre a atividade: “A IA tem impactado diversos setores, e no campo cultural não é diferente. Vamos explorar como essa tecnologia pode ser uma grande aliada na concepção, planejamento e escrita de projetos culturais. Nosso objetivo é que os participantes saiam da oficina sabendo como aplicar essas inovações no seu dia a dia, otimizando seus processos criativos e organizacionais”.

 

Sinara Teles, que já atuou em diversos espetáculos, é pesquisadora, curadora em diversos festivais e cofundadora da Cia. Cóccix, conduz a oficina “Elaboração de Projetos Culturais”, em Lagoa Santa. “Nada melhor do que esses encontros para que a gente possa, com os pares, ir trocando, exercitando a escrita, conhecendo o nosso próprio projeto, além de outras áreas e outros profissionais. O gestor cultural, quanto mais informações e contatos ele tem, mais ele amplia o arcabouço de ideias, de possibilidades e de conexões que ele pode fazer nos seus projetos individuais e coletivos”, afirma Sinara.

 

Em Betim, quem guia a oficina é Felipe Amado, especializado em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (Espanha). O professor atuou, entre 2013 e 2020, como Superintendente de Fomento Cultural e Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e, desde junho de 2020, assessora diversos eventos e projetos culturais incentivados com a Taal Gestão e Cultura.

 

As aulas do Projeta Cultura serão realizadas em 11 cidades mineiras. Além de Betim e Lagoa Santa, o projeto já passou por Nova Lima, Santa Luzia e Sabará, e ainda passará por Juiz de Fora, Divinópolis, Uberaba, Araguari, Três Marias e Pirapora. A ação visa levar mais oportunidades de capacitação e conhecimento para o interior de Minas Gerais e criar uma rede de profissionalização do setor cultural, promovendo desenvolvimento por meio da inovação e da economia criativa.

A coordenadora pedagógica do projeto, Lena Cunha, acrescenta que a circulação do Projeta Cultura pelo interior mineiro é um caminho para uma efetiva oportunidade de desenvolvimento local. “A realização de oficinas voltadas para capacitar pessoas que atuam no campo da cultura é uma possibilidade real de transformações positivas e necessárias diante dos diversos desafios que precisamos enfrentar, exigindo de nós uma formação mais qualificada e profissional no campo da cultura”, comenta.

Além das oficinas, o projeto prevê uma websérie educativa composta por 10 episódios sobre a elaboração de projetos culturais, complementada por uma apostila que aprofunda as discussões sobre a proposição de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O material servirá como apoio contínuo para os participantes e outros interessados no tema.

Trajetória do projeto

Na primeira etapa do Projeta, que aconteceu em maio e junho de 2024, foram realizadas seis oficinas gratuitas nas áreas de Fotografia, Poesia e Design, Dança e Audiovisual que proporcionaram um intercâmbio de conhecimentos entre professores e alunos, capacitando técnica e artisticamente os participantes. Ao final, 52 participantes foram certificados e a iniciativa promoveu um evento para prestigiar as obras produzidas pelos alunos que concluíram a atividade formativa.

Projeta Cultura é uma ação formativa que conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realização do Instituto Vivas e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente.

Sobre as oficinas

Oficina Inteligência Artificial para a Elaboração de Projetos Culturais

A oficina explora as aplicações da Inteligência Artificial na escrita criativa. Os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos básicos de IA e como utilizar ferramentas para impulsionar sua criatividade na elaboração de projetos culturais, desde a geração de ideias até a forma final, passando pela estruturação, revisão e tradução de textos. A oficina também discutirá as limitações do ChatGPT e as estratégias para criar comandos eficazes a partir de dicas e exemplos simples e acessíveis.

Carga horária: 12 horas/aula

 

Elaboração de Projetos Culturais

Apresentação de técnicas para elaboração, planejamento e desenvolvimento de projetos culturais, abordando suas fases e despesas. Pretende-se trabalhar de forma a permitir inscrição de projetos culturais em diferentes editais de fomento, tais como Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Editais Funarte, Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.

Carga horária: 12h/aula

 

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus mais de 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

 

SERVIÇO

Projeta Cultura
Oficinas em Lagoa Santa e Betim

Acesse: instagram.com/projeta.cultura

Tira Dúvidas WhatsApp: (31) 98610-1195

  • Lagoa Santa:

Oficina Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais, com Guilherme Lessa: 2 a 5 de dezembro de 2024, das 19h às 22h, no UAB (Rua Marechal Deodoro Fonseca, 254 – Centro).

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Sinara Teles: 9 a 12 de dezembro de 2024, das 19h às 22h, no UAB (Rua Marechal Deodoro Fonseca, 254 – Centro).

  • Betim:

Oficina Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais, com Gustavo Abreu: 2 a 5 de dezembro de 2024, das 19h às 22h, na Casa da Cultura Josephina Bento (Av. Padre Osório Braga, 18 – Centro).

Oficina Elaboração de Projetos Culturais, com Felipe Amado: 9 a 12 de dezembro de 2024, das 19h às 22h, na Casa da Cultura Josephina Bento (Av. Padre Osório Braga, 18 – Centro).


atualizado em 11/12/2024 - 09:44

comentários