Credito_ Xingu, fotógrafo parceiro do Elo Feminino.

52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. Especialista compartilha dicas para empreender em 2023

O empreendedorismo é uma atividade desejada por muitos, e é uma opção cada vez mais popular para aqueles que desejam ter controle sobre suas próprias carreiras e futuros. Estudos e pesquisas apontam um crescimento no empreendedorismo no Brasil.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de monitoramento de empreendedorismo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. Destes, mais de 9 milhões são MEIs. Dados divulgados pelo LinkedIn, apontam que a participação feminina também cresceu. Em 2020, o Brasil registrou um salto de 41% entre as mulheres que iniciaram um negócio próprio.

Juliana Armond, mentora de mindset e fundadora do Elo Feminino, explica que existem vários tipos de empreendedorismo, incluindo empreendedorismo social, em que as empresas têm um propósito social ou ambiental; empreendedorismo em pequenas empresas, em que os empreendedores criam e gerenciam pequenas empresas; e empreendedorismo em startups, em que os empreendedores criam empresas de alto crescimento e potencial de inovação.

A especialista, uma visionária nata, ressalta que a maior lição aprendida empreendendo nos Estados Unidos é desenvolver uma mentalidade de vencedora e de crescimento, ou seja, ter a capacidade de identificar oportunidades, criar soluções inovadoras e tomar riscos calculados. “Além desses itens, precisamos ir além do desejo de empreender. E necessário desenvolver a mentalidade empreendedora, e para isso precisamos ter curiosidade, criar conexões e criação de valor”, conta.

Confira outras dicas da profissional
– Curiosidade: conheça o mercado e verifique quais são as tendências;

– Conexões: networking vale mais do que dinheiro. É uma habilidade adquirida. Importante lembrar que networking não é troca de cartões;

– Criação de valor: a percepção que nossos clientes possuem do nosso serviço fala muito do valor que entregamos. Valorize seu feedback;

– Desenvolva habilidades: para navegar no mundo do empreendedorismo é importante desenvolver habilidades como de liderança, gerenciamento de tempo e resolução de problemas, bem como uma forte rede de apoio e recursos financeiros.

Sobre o Elo Feminino
Grupo de networking feminino conectando brasileiras pelo mundo e fazendo negócios entre Elos Globais. Saiba mais em https://www.elofeminino.com/.


atualizado em 27/01/2023 - 12:03

comentários