Contadora de histórias premiada cria programa completo de educação socioemocional

As crianças são seres em construção e que ainda não sabem lidar com todas as suas emoções. Os pais e professores costumam não saberem enfrentar as birras, chutes, mordidas. Por falta de conhecimento, muitos educadores acabam gritando, batendo, colocando de castigo, e tudo isso a longo prazo destrói o emocional e a autoestima da criança. Pensando nisso, a socióloga, escritora e formadora em Contação de Histórias Lívia Alencar criou a campanha Educar Corações.

Lívia conta que esse projeto nasceu da urgência em ajudar as crianças a lidarem com suas emoções hoje, rumo a um mundo melhor amanhã. E que um dos objetivos é levá-lo gratuitamente para as escolas públicas. “Com o seu apoio levaremos Educação Socioemocional gratuitamente para as escolas públicas por meio do meu livro Gato Neca e o Leão da Raiva e vamos beneficiar centenas de milhares de crianças e educadores”, comenta.

Mas para que isso seja possível, é preciso arrecadar fundos para a disponibilização dos livros. Inicialmente, será realizado um sorteio para o envio dos primeiros 1.000 livros, e depois mais escolas serão contempladas e receberão os livros conforme recolhimento de mais recursos. “Precisamos arrecadar R$  42.000, com esse valor vamos custear a produção, impressão e envio de 1.000 cópias do meu livro infantil educativo Gato Neca e o Leão da Raiva para as escolas públicas contempladas pelo projeto”, destaca a escritora.

Ela ainda completa que os custos incluem: ilustração profissional do livro, diagramação e revisão, registro, assessoria editorial completa, impressão de mil cópias na gráfica, equipe de coordenação do projeto, envio para as escolas do Brasil todo. Além disso, doações em determinados valores terão recompensas que vão de acesso exclusivo aos posts do Mural do Apoia-se, até  um treinamento presencial com a escritora.

O projeto na prática

As escolas públicas contempladas pelo projeto receberão exemplares do  livro Gato Neca e o Leão da Raiva juntamente com um Programa completo de Educação Socioemocional que incluirá atividades para aplicar em sala de aula com as crianças. “Também vamos acompanhar as escolas para saber sobre o andamento do projeto na prática e quais resultados a escola está observando nas crianças. Contaremos com uma equipe especializada de psicólogos e pedagogos”, afirma a Formadora.

Como vai funcionar o cadastro das escolas 

A partir de 2 de fevereiro será aberto um cadastro pelas redes sociais para todas as escolas públicas que queiram ser contempladas pelo projeto para receber os livros e o Programa completo de Educação Socioemocional.

Fonte: Lívia Alencar, socióloga, escritora e Formadora em Contação de Histórias. @liviaalencar.historias


atualizado em 24/01/2023 - 09:16

comentários