Crédito: Arquivo pessoal / Luiz Sofal. 

Assim como com os humanos, o tempo seco pode causar alguns impactos na saúdes do animais

Com a chegada do outono, as temperaturas ficam mais amenas e a umidade do ar baixa. Essas alterações podem impactar a saúde dos seres humanos, que podem desenvolver síndromes respiratórias. E essas mudanças do tempo também influenciam a vida dos animais de estimação, que podem desenvolver doenças relacionadas ao pelo, ao bem-estar e à pele dos pets.

O médico veterinário da Clínica Oncozoo, Luiz Sofal, destaca que os tutores devem estar atentos aos cuidados com os seus pets nesta época. “Assim como nós humanos temos que adotar uma série de cuidados por causa do período seco, os bichinhos também precisam. Por isso, os tutores devem manter seus animais aquecidos, hidratados e com o esquema vacinal completo para que o animal passe por esta estação livre de preocupações com a saúde”, explica.

Pensando nisso, Sofal separou 5 principais cuidados para se ter com os pets durante o Outono:
– Se esfriou, mantenha-os aquecidos: observe se o pet está sentindo mais frio que o normal. Se isso estiver acontecendo, adicione mais cobertores à cama do pet, de forma que ele esteja confortável e livre da friagem;

– Cuidados com a pele: é comum que a pele dos animais fique mais seca e sensível nesta época. Por isso, os tutores devem se preocupar com os banhos e os shampoos usados no pet. Geralmente, os animais de pelo curto são os que mais sentem o ressecamento de pele nesse período, por isso, todo cuidado é pouco.

– Hidratação e alimentação: muita água e comida adequada são importantes em qualquer época do ano, inclusive no outono. A nutrição do pet é determinante para a saúde e qualidade de vida do animal;

– Vacinas em dia: o cartão de vacina do pet completo é sinal de imunidade fortalecida. Com as medicações em dia, os animais terão a saúde preparada para possíveis vírus comuns desta época;

– Ida frequente ao veterinário: as visitas de rotina podem detectar inúmeras doenças que, quando tratadas de forma preventiva, podem salvar a vida dos pets. Então, não só no outono, essa ação deve ser rotina ao longo de todo o ano.

Luiz Sofal ainda lembra dos cuidados com os pets idosos. “Por ser um grupo que geralmente tem a saúde mais debilitada, os tutores devem redobrar os cuidados com os animais nesta época. Por isso, indicamos passear com os animais na parte da manhã para que eles pratiquem uma atividade física. Também indicamos que eles recebam suplementação para os ossos e pele, para fortalecer ainda mais a saúde deles”, destaca.


atualizado em 11/04/2025 - 12:42

comentários