Arraial da Serra – ©Pablo Bernardo.
Neste sábado, 15/7, a partir das 18h, a Serra é palco de atividades do projeto “Vizinhança Ativa”, promovido pelo Seu Vizinho em parceria com a Oficina de Imagens, com música, dança, brincadeiras, comidas típicas
A tradição das festas juninas vai tomar conta da Rua da Água, na Vila Marçola, uma das oito vilas que integram o Aglomerado da Serra, maior favela de Minas Gerais e uma das maiores do país. Iniciativa realizada pela Associação Sociocultural Seu Vizinho e RDA Produções, em parceria com a Oficina de Imagens, o Arraiá da Serra 2023 chega a sua 5ª edição e contará com oito horas de programação, neste sábado dia 15/7, a partir das 18h. Apresentações artísticas com danças, shows, comidas e bebidas típicas, além de brincadeiras tradicionais estão na programação. Repleta de atrações culturais, apresentam-se no Arraiá da Serra 2023, DJ China, Balé Brasil, Bumbá Do Serrão – Vizinhas das Cantigas, DJ Tomás Amaral, Cia Dos Anjos + Spice Dance, Galvão Trio, Quadrilha Arraiá Da Serra, Bateria Seu Vizinho e Banda Seu Vizinho. A entrada é gratuita.
Uma das maiores comunidades do país, o Aglomerado da Serra abriga famílias oriundas de várias cidades do interior do estado que foram a força de trabalho para a construção de Belo Horizonte. Assim como a história de outras capitais, muitas dessas famílias não tiveram acesso à cidade e precisaram se aglomerar nos morros ao redor da Avenida do Contorno. Daí surgem as favelas e comunidades que trazem ancestralidade, costumes, histórias de lutas e alegrias e várias manifestações da cultura popular como, por exemplo, a tradição das quadrilhas e festas juninas do interior.
A Rua da Água, na Vila Marçola, sempre foi palco de uma festa junina muito tradicional produzida pela comunidade, mas em determinado momento, a festividade deixou de ser realizada. Em 2017, o Bloco Seu Vizinho, que à época ainda não estava formalizado como Associação, e três agentes culturais moradores da região retomaram essa tradição. A iniciativa foi tão bem acolhida pela comunidade que o evento vem sendo realizado desde então, com exceção dos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia. Além disso, essa primeira experiência contribuiu para a organização dos três agentes culturais no coletivo RDA Produções.
Desde a primeira edição, o evento vem crescendo e já é parte da programação cultural e do cenário turístico de BH proporcionando um ambiente de muita alegria, arte, cultura, tradição, geração de renda para a comunidade, organização, paz e respeito. Agora em 2023, o evento promovido pela Associação Seu Vizinho e coletivo RDA Produções ganha força com o Projeto Vizinhança Ativa, realizado em parceria com a Oficina de Imagens. O projeto potencializou a produção do evento e garantiu a realização de três oficinas preparatórias voltadas para pessoas jovens, adultas e idosas moradoras da comunidade que vão culminar no evento. São elas: oficinas de quadrilha, para a tradicional apresentação; Artesanato, para a decoração do evento; e Comunicação e Cultura, com ênfase na relação da tradição do Cordel com o Rap, Funk e outras manifestações da Cultura Brasileira e com a manifestação popular da Festa Junina, para resgate e registro dessa tradição e divulgação do evento.
A programação do Arraiá da Serra vai espantar o frio com forró bem “arretado”, o famoso quentão, comidas típicas, brincadeiras tradicionais e este ano, pela primeira vez, o “Bumbá do Serrão”. A cultura do Boi Bumbá vem como atração inédita, resgatada pelas idosas do grupo Vizinhas das Cantigas que participam de atividades no Seu Vizinho, desde 2017, e demais participantes da oficina de Artesanato que possuem raízes em Candeias, uma comunidade quilombola certificada pela Fundação Palmares, em Conceição do Mato Dentro/MG, e em Alves, de Congonhas do Norte/MG.
Sobre o Bloco Seu Vizinho
O Seu Vizinho surgiu em novembro de 2014 como um bloco de carnaval na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte/MG, uma das maiores favelas do Brasil. A proposta, desde o princípio, era fazer um carnaval acessível, coletivo, diverso e de resistência, que contribuísse para o fortalecimento das pessoas do território, em sua maioria negras, para a valorização da cultura e das potências da favela, e para a união da cidade.
Com o tempo, o bloco ampliou as ações no campo da arte, da cultura, da educação e do apoio socioassistencial às famílias da comunidade, e ainda buscou o crescimento do trabalho em rede com artistas, coletivos e outras organizações locais. Para fortalecer ainda mais a atividade, o que era um coletivo da comunidade, se tornou uma Associação, estruturada com apoio do projeto Bora Lá Comunicar, da Oficina de Imagens, em parceria com a UNESCO. O projeto ofereceu uma série de consultorias e capacitações de gestão, comunicação, captação de recursos, entre outras, para ajudar o Seu Vizinho a ampliar sua atuação e impacto no Aglomerado da Serra.
Hoje, a Associação Sociocultural Seu Vizinho é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) formalizada, sem fins lucrativos, que atua com Arte e Cultura como Formação Humana. A instituição mantém uma sede com uma Biblioteca Comunitária, acesso à internet wi-fi, um estúdio musical para ensaios e espaços para atividades culturais. Ela também realiza oficinas artístico-culturais, o carnaval, eventos, formações profissionalizantes, entre outras ações para a comunidade. Além disso, possui uma Área de Apoio Socioassistencial para suporte na garantia de direitos das famílias. O público-alvo das ações inclui principalmente moradores do Aglomerado da Serra, mas também crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade de outras partes da cidade. O lema do Seu Vizinho é “Todo Mundo Junto e Aglomerado!”.
Sobre a Oficina de Imagens
Criada em 1998 com objetivo de desenvolver projetos de educomunicação e socioculturais voltados para a formação de adolescentes, jovens, educadores e comunicadores, a Oficina de Imagens, associação de direito privado sem fins lucrativos, tem um histórico de atuação ao longo de 25 anos com diversos projetos desenvolvidos em várias partes de Minas Gerais, Brasil e no exterior.
Em 2023, está atuando no Aglomerado Serra, em BH, a maior favela de Minas Gerais, comunidade com 50 mil moradores, em parceria com a associação local Seu Vizinho no projeto Vizinhança Ativa. Lá são realizadas oficinas de samba, quadrilha, cordel, artesanato e atividades populares tradicionais de Festa Junina e Carnaval, no intuito de promover a cultura popular em um território de vulnerabilidade social.
SERVIÇO
Arraiá da Serra 2023
Rua da Água, nº 113, na Vila Marçola
Sábado, dia 15 de julho, às 18h
Entrada Gratuita.
Mais informações: https://www.instagram.com/
atualizado em 29/07/2023 - 10:09