Galeria Virtual – Exposição Escritos de Minas. 

O lançamento ocorrerá ao vivo, com o webinário “A memória em trânsito: os percursos dos livros entre o físico e o digital”, no canal do youtube da AML, às 19h30 do dia 08/02/2022

 

A Academia Mineira de Letras realiza, às 19h30 do dia 8 de fevereiro de 2022, o lançamento do catálogo virtual da Exposição Escritos de Minas — primeira mostra exibida no site da instituição, que inaugurou a Galeria Virtual AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH — por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores — e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A obra Escritos de Minas: catálogo da exposição virtual registra todo o conteúdo da mostra, com texto de apresentação de Rogério Faria Tavares, Presidente da AML, e texto de introdução da Academia Mineira de Letras. Além disso, inclui informações curatoriais, preparadas por Larissa Pena, e é prefaciada por Ana Elisa Ribeiro, doutora em Linguística Aplicada e professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Para lançamento do catálogo, a AML realizará uma mesa de debate, na forma de webinário, sobre a importância da memória, dos registros e da salvaguarda de documentos. A discussão destaca o uso dos recursos e serviços da informação nas perspectivas do desenvolvimento de coleções digitais e da organização bibliográfica nacional.

O webinário A memória em trânsito: os percursos dos livros entre o físico e o digital será transmitido via YouTube, ao vivo, no canal da Academia e contará com a participação da Professora doutora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Ana Paula Meneses Alves, e da Bibliotecária da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG, Diná Marques. Participará, também, a curadora da exposição, Larissa Pena. Diogo Andrade, organizador do catálogo, fará a mediação do debate.

Os interessados devem fazer sua pré-inscrição pelo link: https://forms.gle/YAaao6JgEqKY6bmj7

Os ouvintes receberão certificado de 2h/aula, emitido pela Academia Mineira de Letras, mediante preenchimento de formulário a ser disponibilizado durante o evento.

 

Sobre as Convidadas:           

Ana Paula Meneses Alves é Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Campus Marília, em regime de cotutela com a Universidade de Granada – Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. É Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI-UFMG). Lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais da UFMG (NERSI-UFMG).

Diná Marques Pereira Araújo é Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG, Mestra em Ciência da Informação e Bacharela em Biblioteconomia pela mesma instituição. Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos, é bibliotecária-documentalista da UFMG (2009- ), onde desenvolve trabalhos de gestão de acervos bibliográficos especiais, sob os princípios da Biblioteconomia. É membro do NERSI-UFMG.

Larissa Pena Elguy cursa Biblioteconomia na ECI-UFMG. Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014).

 

Sobre o mediador:

Diogo Roberto da Silva Andrade é graduando de Biblioteconomia pela ECI-UFMG. É bolsista do Projeto de Extensão Conto e Reconto, vinculado ao Carro Biblioteca da ECI, monitor no departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) e líder da linha de Uso Ético da Informação no NERSI-UFMG.

 

SERVIÇO:

Escritos de Minas: catálogo da exposição virtual, lançado no webinário A memória em trânsito: os percursos dos livros entre o físico e o digital.

Data: 8 de fevereiro de 2022, a partir das 19h30

Pré-inscrição: https://forms.gle/YAaao6JgEqKY6bmj7

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.  Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade. Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

 


comentários