Especialista indica que principais atitudes inadequadas podem partir do líder e prejudicar toda a estrutura de um negócio

Geralmente, a liderança de uma empresa é a famosa “alma do negócio”. Toda a estrutura da equipe depende das decisões do líder e, em muitos casos, um simples erro pode atrapalhar todo o andamento do trabalho e os resultados esperados. Por isso, essa é uma parte fundamental que merece todo cuidado e uma margem mínima de erros.

Porém, segundo André Bax, especialista em gestão empresarial, algumas atitudes são mais comuns do que se imagina e devem ser evitadas. “Às vezes, no começo do negócio, é mais comum perceber a preocupação em evitar esses erros. Mas quando se consegue mais experiência, isso pode acabar passando despercebido. Por isso, é necessário sempre ficar atento a esses detalhes para evitar imprevistos”, diz.

André acrescenta que muitos líderes cometem erros clássicos por não saberem distinguir o que realmente vai funcionar em seu negócio. “É preciso pensar que, assim como cada pessoa, cada empresa também possui uma personalidade e um objetivo. Então, tudo isso deve ser levado em consideração antes de tomar uma decisão. Ou seja, não existe uma ‘receita de bolo’. É necessário analisar, planejar e perceber o que realmente são as atitudes ideais para a empresa e todos os seus colaboradores”, destaca.

Principais erros

Para entender melhor esses erros clássicos que podem prejudicar um negócio, André elencou os principais, além de dicas para evitá-los. Confira:

Dificuldade em delegar: essa provavelmente é a principal dificuldade de qualquer líder, seja no começo ou com anos de experiência. Isso acontece porque é comum ter medo de que outras pessoas não conseguirão contornar possíveis erros e imprevistos. O problema é que se realmente não houver esse tipo de hábito, quando o chefe precisar se ausentar, a equipe não saberá como agir sozinha. Além disso, uma equipe sem autonomia passa a se sentir desmotivada e com medo de dar opiniões que ajudarão no crescimento interno e externo. Portanto, saiba delegar as funções – sempre analisando adequadamente a função e habilidades de cada colaborador – e, caso sinta dificuldade, faça o exercício diário começando por situações pequenas, até conseguir exercer as mais importantes.

Egocentrismo: não saber reconhecer o potencial da equipe, agradecer e elogiar os acertos de cada um, pode criar bastante mal estar entre os colaboradores. Outro erro importante que deve ser evitado é ignorar opiniões e se sentir melhor que os outros devido a posição de liderança. Reconhecer boas sugestões e dividir as conquistas da empresa é importante para motivar a equipe. Além disso, reconhecer os próprios erros e pedir desculpas também é importante.

Esquecer do feedback: seja para elogiar ou realizar críticas construtivas, o feedback é uma das atitudes mais importantes para motivar a equipe. Com esse hábito é possível intensificar as qualidades de cada um e ajudá-los a melhorar o que for necessário. Porém, lembre-se: o diálogo deve ser de forma construtiva e educada para que o colaborador se sinta à vontade e motivado.

Fonte: André Bax, formado em Administração, MBA pela Ohio University, Pós-graduado em Gestão Empresarial, Pós-graduado em Gestão de Negócios para Executivos pela FGV e Master Coach. CEO e Master Trainer do Instituto EVEX – Desenvolvimento de Empresários e Líderes.


comentários