De conformidade a dominante: cada perfil tem características que precisam ser reforçadas e melhoradas

Com a grande taxa de desemprego no Brasil, a concorrência em vagas dentro de empresas se torna cada vez maior. Não por acaso, as exigências para conquistar espaço e decolar na carreira também aumentam. Assim, entender o perfil dos funcionários antes mesmo de contratá-los é o ideal entre os líderes de pequenas e grandes empresas.

Uma das técnicas usadas para isso é a Análise Comportamental DISC, que consegue identificar, por meio de um teste, as principais características de um indivíduo e a sua influência no ambiente profissional. André Bax, master coach e especialista em gestão de negócios, explica que as empresas fazem uso desse método para identificar previamente como um funcionário pode gerar mais resultados. “Esse teste consegue mapear pontos positivos e negativos. Porém, um erro comum é o candidato ficar com medo de fazer o teste e achar que ele será usado para medir apenas pontos ruins. Na verdade, a intenção não é essa”, diz.

O especialista explica que o DISC é utilizado para identificar as características boas e ruins em relação a personalidade corporativa. Assim, é possível entender em qual posição uma pessoa vai se adaptar e gerar resultados realmente satisfatórios. “Não vale apenas para os funcionários, líderes do mundo todo já utilizam a técnica em si mesmos para entenderem as habilidades que precisam desenvolver, como melhorar o relacionamento com a equipe e quais funções precisam delegar para administrar melhor as demandas em que possuem facilidade”.

Os 4 perfis

DISC é a sigla que representa os quatro perfis principais que um indivíduo pode desenvolver ao longo da vida. Cada letra representa um estilo comportamental predominante de acordo com a personalidade construída pelas experiências de vida de cada um. André Bax esclarece que os quatro perfis são: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). “Todos esses estilos comportamentais possuem pontos negativos e positivos. Não existe um melhor que o outro. Cada um precisa desenvolver certos tipos de habilidade, melhorar certos pontos e evidenciar as qualidades”.

Além disso, todo mundo possui um perfil principal e características dos outros. “O Método DISC busca identificar qual o nível na personalidade de cada pessoa. Assim, ela passa a entender em quais tarefas consegue se destacar e aquelas que provavelmente não conseguirá se sobressair. Ao observar essas características, o líder conseguirá posicionar cada membro da equipe no cargo certo para gerar resultados e traçar o plano de carreira mais adequado”.

Características

Confira o resumo de cada perfil representado no DISC:

Dominância – é aquele que está disposto a correr riscos, solucionar problemas de forma rápida e tomar decisões. Quem se encaixa no “D” é direto, exigente e sabe bem quais são os seus objetivos. Esse é o perfil ideal para alcançar cargos de liderança e coordenação de equipes. Por outro lado, um ponto negativo é que o Dominador pode se tornar egoísta e pouco compreensivo.

Influência – o perfil “I” é visto como uma pessoa animada, motivadora, persuasiva, extrovertida, com excelente habilidade para se comunicar e grande capacidade de influenciar pessoas. As características presentes nesse perfil são ótimas para cargos que exigem habilidades comerciais. Porém, algo que pode atrapalhar é que, em diversas vezes, esse tipo de pessoa pode deixar projetos inacabados.

Estabilidade – o estável se dá muito bem com padrões e rotinas. Esse tipo de comportamento é confiável, paciente, tranquilo, persistente, gentil e leal. Porém, o perfil “S” pode ter grande dificuldade em lidar com mudanças e conflitos.

Conformidade – o “C” é aquele que lida muito bem com regras e processos. Geralmente, esse perfil é técnico, determinado, analítico e busca sempre realizar tarefas com perfeccionismo. Porém, um ponto negativo está ligado a essas pessoas serem extremamente críticas consigo mesmas e com os outros, o que pode atrapalhar o trabalho em equipe.

Fonte: André Bax, formado em Administração, MBA em Gestão Empresarial e pós-graduado em Gestão de Negócios para Executivos e Master Coach. Diretor do Instituto EVEX, escola especializada na formação de líderes e coachs.


comentários